10 de março de 2018

pH vaginal afeta sua fertilidade?



Seu pH vaginal provavelmente não é algo que você conheça, a menos que você tenha experimentado um problema com isso, ou esteja lutando com a infertilidade. O pH é o equilíbrio entre acidez e alcalinidade em um ambiente, neste caso a vagina.

A Importância do pH Flutuante

O pH da vagina é geralmente auto regulável. Ele varia de 3.8 - 4.5 (ligeiramente ácido) durante a maior parte do ciclo menstrual. O pH ácido da vagina tem um papel importante na sua saúde, criando uma barreira natural para infecções como vaginose bacteriana (infecção genital causada por bactérias, principalmente pela Gardnerella Vaginalis) e crescimento excessivo de leveduras (Candida). No entanto, o pH vaginal precisa flutuar para acomodar a fertilidade natural.

O pH ácido da vagina que combate bactérias e o excesso de fermento podem enfraquecer e até mesmo matar o esperma. É durante a ovulação que surge o hormônio luteinizante (é um dos protagonistas no ciclo fértil da mulher) e um aumento no muco cervical (o colo do útero produz muco cervical como resposta ao aumento do nível de estrogênio e no pós-ovulação em resposta ao aumento da progesterona) faz com que o pH se mova para a faixa de 7 - 14, ou mais alcalino. Este aumento no muco cervical e mudança para um pH mais alcalino permite que o esperma sobreviva por até 48 horas dentro do sistema reprodutivo feminino. Lá, eles podem viajar com segurança através da vagina e do colo do útero nas trompas de Falópio para concepção.

E se o pH vaginal é muito alcalino?

Um pH que é muito alcalino diminui a flora vaginal saudável e configura um ambiente onde infecções podem florescer. Esteja ciente do que está acontecendo com o seu corpo, então você não passa infecções para o seu parceiro.
Os sinais de um desequilíbrio do pH vaginal a serem procurados incluem:
Corrimento Espesso
Mudanças no odor vaginal
Infecções vaginais frequentes
Coceira ou queimação na área vaginal

Causas principais do pH vaginal excessivamente ácido

Desequilíbrio alimentar: se sua dieta é muito alta em alimentos que compõem ácidos, seus sistemas regulatórios naturais não podem manter o equilíbrio. Muitos alimentos fritos, fast foods, alimentos processados e açúcares são geralmente culpados. Tabaco, cafeína e álcool também eliminam o equilíbrio do pH.

Comer mais frutas e legumes frescos é o primeiro passo para normalizar a alcalinização do corpo.

Desidratação: Beber muita água é extremamente importante para o pH vaginal. Um corpo desidratado é um corpo excessivamente ácido. As membranas mucosas na vagina exigem que os fluidos sejam sustentados e saudáveis. Sem água suficiente, o muco cervical que equilibra o pH e suporta a fertilidade torna-se muito baixo.

Outros fatores:
Artrite
Diabetes
Envelhecimento - os sistemas enzimáticos naturais tornam-se menos eficientes à medida que envelhecemos
Estresse
Obesidade
Exposição a toxinas

Principais Causas do pH Vaginal Alcalino

Falta de microflora amigável: Microflora como Lactobacillus naturalmente coloniza na vagina e inibe o crescimento de bactérias nocivas e leveduras. Embora sejam uma medida de emergência útil para infecções, os antibióticos não só matam bactérias ruins, mas também bactérias saudáveis.

Reações ao sêmen: porque os espermatozoides são naturalmente alcalinos, sua presença na vagina pode causar interrupções no pH. Isso é óbvio para as mulheres que experimentam uma mudança de odor, inflamação ou irritação após o sexo com seus parceiros. Se isso soa familiar o suporte imunológico e as enzimas sistêmicas têm o potencial de proporcionar alívio.

Baixos níveis de estrogênio: se o estrogênio é muito baixo, os níveis de pH caem e os tecidos vaginais tornam-se finos e irritados. Os fitoestrógenos e a geleia real podem ser úteis para esse problema.

Seu pH vaginal está afetando sua fertilidade?

Você pode verificar o seu pH comprando um kit de teste de pH vaginal em uma farmácia. Basta aplicar a tira de teste na parede da vagina por alguns segundos ou conforme indicado. Um gráfico deve ser incluído para indicar o resultado do seu pH vaginal.


Ter um pH vaginal equilibrado é uma parte crítica da saúde da fertilidade. 

Comece seguindo a saudável dieta de fertilidade. Além disso, evite os fatores de estilo de vida mencionados neste artigo que perturbam o pH vaginal. Para mulheres propensas a problemas de pH, o uso diário de prebióticos (o sistema digestivo não consegue quebrar as fibras das comidas de origem vegetal, caso da cebola, do alho e da aveia. Os micróbios devoram esses compostos e, a partir deles, produzem substâncias benéficas à nossa saúde) e probióticos (alguns iogurtes, queijos e o leite fermentado fazem parte da classe – também é possível encontrar probióticos em sachês e cápsulas. Os bichinhos, como lactobacilos e bifidobactérias, favorecem o trânsito intestinal, cooperam para o aproveitamento de vitaminas e defendem a região de intrusos) é uma boa opção para suportar um ambiente vaginal saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário