9 de março de 2018

Fertilidade Masculina

Para entender o pH do sêmen, precisamos entender os conceitos básicos de pH. A abreviação "pH" representa o poder do hidrogênio. O "H" é sempre maiúsculo porque é um símbolo de elemento. O pH é usado como uma escala para indicar quão ácido ou básico (alcalino) a solução é. Ele varia de 0 a 14, o que significa que qualquer coisa com um pH de 7 é neutro, qualquer coisa acima de 7 é básico e qualquer coisa abaixo de 7 é ácido. Somente o número de pH diminui, aumenta a acidez e vice-versa. Aqui está uma descrição mais detalhada do pH, bem como uma escala para referência.


VER RETARDANTES DE EJACULAÇÃO

Por que o pH do sêmen é importante?

Para ver porque o pH do sêmen é importante, primeiro temos que olhar para a outra metade da equação: a vagina. Em um mundo ideal, o pH vaginal mantém um equilíbrio de bactérias boas e más, o que ajuda a prevenir infecções. No entanto, para proteger de bactérias ruins e manter um equilíbrio saudável, o ambiente vaginal tende a ser ligeiramente ácido. Os níveis de pH vaginal também mudam com frequência, dependendo do tempo em seu ciclo, atividade sexual, até mesmo sua dieta e exercício.
Então, o que seus níveis de pH têm a ver com seus espermas? O sêmen protege seu esperma do ambiente externo. Isso inclui a proteção contra um ambiente ácido potencialmente prejudicial. Para manter um ambiente equilibrado para os espermáticos sensíveis, o sêmen deve ser bastante básico para que ele possa contrariar o ambiente geralmente ácido da vagina.



Teste de pH

Você conhece as pequenas tiras que as pessoas usam para determinar os níveis de cloro em sua piscina? Isso é chamado de papel de pH e também é usado para testar o pH do sêmen. Em um laboratório, o técnico deixa a amostra de sêmen sentar-se por 30 a 60 minutos e então coloque uma pequena quantidade neste papel. Esta mudança de cor no papel é indicativo do nível de pH da amostra. Alguns laboratórios também usarão um medidor de pH - um dispositivo que fornece um valor numérico de pH.

O que é um nível de pH normal?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o pH médio do sêmen deve variar entre 7,2 e 8. Isso é apenas um pouco básico, tornando-o o ambiente de proteção perfeito para o esperma. Se o seu sêmen tiver um pH abaixo de 7 (ácido), é ácido. Isso pode prejudicar suas chances de concepção e ser um sinal de bloqueio de suas vesículas seminais. Se o seu sêmen tiver um pH acima de 8 (básico), isso pode prejudicar a motilidade do esperma e ser um sinal de uma infecção.

O que fazer sobre isso

É perfeitamente possível alterar o pH do seu sêmen. Aqui estão algumas dicas para obter um pH mais saudável:

Dieta equilibrada: É importante manter uma dieta rica em frutas, vegetais e proteínas saudáveis. Aqui está um guia para comer uma dieta favorável à fertilidade.

Tome suplementos: pode ser difícil obter todos os nutrientes que você precisa para o esperma saudável. É por isso que existem agora vários suplementos de mistura de fertilidade projetados especificamente para homens. Uma série de terapias nutricionais demonstra melhorar a contagem de esperma e motilidade espermática, incluindo carnitina, arginina, zinco, selênio e vitamina B-12. Numerosos antioxidantes também provaram ser benéficos no tratamento da infertilidade masculina, como vitamina C, vitamina E, glutationa e coenzima Q10.

L-arginina

A espermina e a espermidina têm um efeito estabilizador no DNA e apresentam semelhanças estruturais com o aminoácido L-arginina. Em um estudo publicado em 2004, os homens que tomaram L-arginina de forma consistente por um período de seis meses registraram uma melhora na motilidade espermática. Em um estudo anterior, 74% dos 178 participantes do estudo registraram aumento na densidade e motilidade do esperma.


INGREDIENTES: Arginina, Zinco, Selênio, Trichilia catigua Juss, Xarope de Cofeea Arabica, Solanum Sessiliflorum e Taurina. Antiumectante: Celulose microcristalina (INS 460i). Lubrificante: Estearato de magnésio (INS 470)


Evite toxinas: a exposição a produtos químicos perigosos (incluindo fumar e beber) pode causar um sêmen altamente ácido. 

É sempre uma excelente ideia visitar um médico para entender as causas da infertilidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário