11 de março de 2011

Sobrevivendo uma traição

Quem já sofreu uma traição sabe que é um dos momentos mais dolorosos. O instante em que a pessoa tem certeza que foi enganada é quase surreal.

Mas o que acontece no dia posterior ao descobrimento?

Ninguém irá te culpar se você decide deixar seu companheiro (a) infiel. É fato que a maioria afirma que provavelmente não superará a infidelidade, mesmo se o problema é tratado com um profissional.

Para muitas pessoas, a imagem da traição sempre pesará no relacionamento. Certamente, algumas relações não conseguem sobreviver a esta situação.

Temos que ter em conta que há pessoas que aprendem com seus erros. Se você decidiu permanecer com seu parceiro (a), há muitos pontos a serem tratados de forma individual com ele (a), familiares ou amigos que atravessaram e superaram a mesma situação.

Lembre-se que estas pessoas devem ser de suma confiança, posto que devam oferecer conselhos pensando no melhor para você.

Se você tem dúvida destes conselhos, o melhor é procurar um profissional.

É muito comum que pessoas sem boas intenções aproveitem este momento que você está vulnerável para acusar e revidar contas pessoais pendentes, como “Eu te disse”, “Bem que te avisei”....

Também é certo que o fato de permanecer com o seu parceiro (a) não significa nada, já que pode acontecer de não se perdoar ou esquecer. É provável que  lembrará da dor provocada no momento da traição e provavelmente terá este sentimento muito presente no futuro. Por isso é importante consultar um profissional antes de tomar a decisão.

Fundamentalmente é importante se perguntar se há justificativa para o esforço de continuar esta relação. Procura no fundo do teu coração um potencial para voltar a confiar na pessoa.


UMA NOVA OPORTUNIDADE


Supondo que você já tomou a decisão de permanecer com o parceiro (a). São vários os casos em que ambos, depois da reconciliação, entram em acordo que devem esquecer o assunto.

Você deve saber que pode chegar ao perdão no seu coração, mas nunca esquecerá completamente o ocorrido. Isto não é ruim, ao contrário, é um sinal de alerta normal do nosso subconsciente, ele será a tradução de experiências vividas no passado e será um alerta para o futuro.

Esteja preparado para perdoar seu parceiro (a), mas tenha consciência que não será um processo fácil, tomará várias semanas e não será com somente uma conversa.

A comunicação e a confiança são as pedras basilares das relações.


COMO CONFIAR EM ALGUÉM QUE TE TRAIU?


Depois de tudo, se houve alguém que você tinha certeza que não te machucaria, era esta pessoa. Ademais, não há garantia que isso não volte a acontecer.

Seu parceiro (a) deve compreender o alcance de suas ações e como isso afetou a relação. Sem este entendimento, seu parceiro (a) não poderá chegar a compreender de forma absoluta a gravidade da situação. É fato que ele ou ela deram um baque na estabilidade da família, no respeito do parceiro traído, dos filhos e familiares.

Você não pode mudar a situação ou voltar atrás, mas pode aprender a viver com o que aconteceu. Mais uma vez, a relação não sobreviverá sem uma comunicação apropriada.

É importante você saber o porquê da traição, deve perguntar o que quiser, mas estar preparado para respostas honestas e não somente o que deseja escutar. O não saber não é uma solução. Procure um bom terapeuta, ele é necessário nestes casos complexos, tenha em conta que esta situação pode servir para enfrentar de uma vez por todas os problemas do relacionamento antes e depois da traição, por mais terríveis que estes pareçam ser.

Otórgue-se tempo. Se considera incômodo realizar uma determinada pergunta, simplesmente não a faça. Não deixe de escutar seu coração juntamente com sua razão, pois qualquer falta de respeito será o suficiente para deixar de reconstruir o relacionamento ou uma futura convivência se acaso há esta necessidade pelos filhos.

Esteja atento a doenças sexualmente transmissíveis, visitem médicos e façam todos os exames necessários, se há um ato sexual antes do resultado destes exames, use camisinha.

A vingança nunca é doce, antes de decidir por ela pense que esta situação trará mais dor para ambos e a perda de tua dignidade.


RECEBI DETALHES DA TRAIÇÃO E INFORMAÇÕES DO SUPOSTO AMANTE.


Como eliminar da mente estas imagens? Se você acha que este é seu caso, procure um terapeuta, fundamente suas opiniões. Importante: não escute terceiros que não sejam profissionais.

Agora, eliminar estas imagens da tua cabeça não será fácil, requer um trabalho mental, muita disciplina e a vontade que isso realmente aconteça. Cada vez que uma imagem ou pensamento negativo vem à tona, substitua por um positivo.

A verdade é que não existem respostas justas ou corretas, ninguém pode te dizer quais são suas melhores opções, só você vive nos seus sapatos e sabe qual a tua dor. Você é responsável pelo seu relacionamento, filhos e decisões.

Somente você com a ajuda do terapeuta saberão avaliar o que é melhor para tua vida e para o futuro da tua relação.


Podemos te aconselhar para manter a mente aberta e escutar seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário