Além do seu papel principal na reprodução, há diversas descobertas científicas onde o sêmen possui certos efeitos benéficos na saúde humana, os benefícios comprovados e os possíveis benefícios são os seguintes:
Antidepressivos: Um estudo sugere que a absorção vaginal de sêmen poderia atuar como um antidepressivo nas mulheres, o estudo comparou dois grupos de mulheres, um grupo que utiliza camisinhas e outro não.
A prevenção de câncer: Estudos sugerem que o plasma seminal, tanto prevê e combate o câncer, especialmente o de mama, a redução do risco de “Pelo menos de 50%”. Este efeito atribui-se a glicoproteína e o selênio, com a apoptose induzida pelo TGF-beta.
Prevenção da pré-eclâmpsia: Formou-se a hipótese de que as substâncias em estado de sêmen e o sistema imunológico da mãe possuem um efeito no feto e na placenta que resulta manter a pressão arterial baixa e reduzir o risco de pré-eclâmpsia.
Sêmen e transmissão de doenças
O sêmen pode ser o meio para muitas doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, o vírus que causa AIDS.
Mathur e Goust (Cell-Mediated Immune Deficiency and Heightened Humoral Immune Response in Chronic Vaginal Candidiasis), demonstraram que o sêmen contém proteínas com potente atividade bactericida, mas estas proteínas não são ativas frente a Neisseria gonorrhoeae, uma causa comum de doenças de transmissão sexual.
Sangue no sêmen
A presença de sangue no sêmen ou hematospermia pode ser indetectável, ou seja, só vista através de microscópio.
Sua causa pode ser resultado de inflamação, infecção, obstrução ou lesões do trato reprodutor masculino, ou problema da uretra, os testículos e epidídimo da próstata.
Pode-se desaparecer sem tratamento ou cm antibióticos, mas uma análise do sêmen ou outras provas do sistema urogenital pode ser necessária para decifrar a causa e manter a saúde do sêmen.
O sêmen como antidepressivo
Um estudo recente há sugerido que o sêmen é um excelente antidepressivo para a mulher, estas são menos propensas a sofrer de depressão.
Acredita-se que os efeitos psicológicos do sêmen são resultados de sua composição química complexa, incluindo vários hormônios que alteram o humor (testosterona, estrógeno, hormônio estimulante do folículo, hormônio luteinizante, prolactina e várias prostaglandinas diferentes).
O estudo científico foi realizado com 293 mulheres de uma Universidade da Inglaterra.
É bem importante ressaltar o uso da camisinha, porque a depressão pode ser tratada de diversas formas, um TSD pode ser um pouco mais traumático para sua vida e relacionamentos futuros.
Então aproveite a vida, cuide-se e viva intensamente cada segundo com muita responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário