30 de janeiro de 2012

Menopausa


A menopausa é um evento normal e natural como o último período menstrual e geralmente confirmado quando uma mulher perdeu seus períodos por 12 meses consecutivos (na ausência de outras causas óbvias). A menopausa está associada à redução do funcionamento dos ovários devido ao envelhecimento, resultando em níveis mais baixos de estrogênio e outros hormônios. Ela marca o fim permanente da fertilidade. Menopausa ocorre, em média, aos 51 anos.

Primeiro Passo da menopausa

Os sinais físicos da menopausa começam muitos anos antes do período final menstrual. Esta fase de transição da menopausa é chamada perimenopausa. Ela pode durar seis anos ou mais, e por definição, termina um ano após o último período menstrual.

Mudanças na perimenopausa são provocadas por alterações nos níveis de hormonais como o estrogênio ovariano. Durante este tempo de transição, os níveis de estrogênio diminuem gradualmente, mas o fazem de forma irregular. Às vezes eles podem até mesmo ser maior do que durante os anos reprodutivos. Períodos menstruais irregulares, calorões, as perturbações do sono e alterações de humor são comuns, sinais normais da perimenopausa. 

Algumas mulheres experimentam baixa libido (desejo sexual) e / ou secura vaginal. Durante a perimenopausa, uma mulher pode ser capaz de conceber. 

Se a gravidez não é desejada, a contracepção é necessária até a menopausa ser alcançada.

Perimenopausa

Quando uma mulher suspeita que ela esteja experimentando perimenopausa, é um excelente momento para fazer um exame médico completo por um profissional de saúde qualificado. O diagnóstico da perimenopausa pode normalmente ser feito através da revisão da história médica de uma mulher, sua história menstrual, seus sinais e sintomas.

Na maioria dos casos, testes de níveis hormonais não são recomendados porque em mulheres menstruadas níveis hormonais mudam o tempo todo. 

No entanto, em mulheres mais jovens (abaixo de 40) irregularidade menstrual pode ser um sinal de menopausa, assim que fazer um teste hormonal pode ser uma ferramenta útil para testar se a menopausa ocorreu.

Testes de níveis de hormônio no sangue também podem ser úteis na avaliação da fertilidade de uma mulher e potenciais para a gravidez. Os resultados podem ajudar as mulheres a tomar decisões sobre o início ou ajustar medicamentos e ajudá-las a compreender o seu relógio pessoal biológico.

Para algumas mulheres, pode fazer sentido testar outras causas de sintomas que possam imitar a perimenopausa, tais como a doença da tireoide, por exemplo.

Teste de hormônio folículo estimulante (FSH)

Às vezes, níveis elevados de FSH são usados ​​para confirmar a menopausa. FSH é um hormônio produzido pela glândula pituitária que desencadeia os ovários a secretar estrogênio. Como a produção de estrogênio dos ovários diminui em torno da menopausa, a glândula hipófise libera mais FSH no sangue para tentar estimular a produção de estrogênio. Então, quando o nível de FSH na mulher é consistentemente elevado e ela não está mais tendo períodos menstruais, é geralmente aceito que ela tenha chegado à menopausa.

Alguns profissionais de saúde recomendam testes de saliva de uma mulher para os níveis de estrogênio, mas não há provas conclusivas de que este teste forneça informações úteis em torno da menopausa.

Portanto, verifique o calendário, os testes e opiniões dos profissionais de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário