Os transtornos do desejo sexual são divididos em duas classes:
Transtorno Do Desejo Sexual Hipoativo
Caracterizado por uma deficiência ou ausência de fantasias sexuais e do desejo de atividade sexual. Cerca de 20% da população sofre desta perturbação, sendo mais frequente nas mulheres. A pessoa sente que o sexo não faz falta, a conseqüência é um grande sofrimento e problemas no relacionamento.
A presença de desejo depende de vários fatores :
Impulso biológico;
Auto-estima adequada;
Boas experiências anteriores com o sexo;
Disponibilidade de um parceiro apropriado;
Bom relacionamento em áreas não sexuais com o parceiro;
Situações traumáticas, como abuso sexual;
Mensagens anti-sexuais na infância;
Dificuldade em unir amor com sexo na mesma pessoa (esposa X prostituta);
Culpas;
Falta de respeito entre o casal;
Entre outros.
Transtorno De Aversão Sexual
Caracterizado por uma aversão ou fuga do contato sexual e genital com o parceiro sexual.
Os fatores causais desta perturbação podem ser muito diversificados. Os pacientes com perturbações de desejo, frequentemente usam a inibição do desejo como forma defensiva, isto é, no sentido de se protegerem dos medos associados ao sexo, ou seja, é uma fobia ao sexo. Esta fobia pode trazer reações como náuseas, suor intenso, diarréias ou palpitações na hora do ato sexual.
Podem ser inúmeras as causas da fobia sexual. Entre as mais freqüentes, estão episódios de violência sexual e/ou experiências traumáticas; conflitos conjugais, quando, por exemplo, existe uma terceira pessoa, e uma educação restritiva e/ou que passa idéias erradas a respeito de sexo.
Além dessas causas, acrescenta-se o descompasso sexual e a falta de desejo de um deles, geralmente a mulher, pratica o sexo apenas para satisfazê-la ou satisfazer o parceiro, vira uma obrigação. No descompasso, o homem ou a mulher podem não ter a mesma necessidade de sexo e aquele que não sente tanto desejo assim acaba cedendo. Em ambos os casos, a pessoa faz sexo só para agradar o (a) outro (a). Com medo de perder seu companheiro, a mulher se submete ao sexo sem saber que ela acaba entrando em um quadro mais grave de distúrbio do desejo sexual, que é a fobia ou aversão sexual.
Mas se você sentiu que sofre de algum transtorno sexual, não se preocupe, ele tem cura. Procure seu ginecologista, urologista, terapeuta sexual ou psicólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário