25 de fevereiro de 2011

Peyronie

 A doença de Peyronie é uma má formação na área fibrótica no corpo cavernoso do pênis.

Para alguns homens, a curvatura do pênis não causa nenhum problema maior, mas a outros pode ocasionar dor na ereção e, dependendo do caso, até a impossibilidade para ter relações sexuais.

O que causa a Doença de Peyronie?

A curvatura do pênis e desenvolvida quando é formada uma cicatriz no corpo cavernoso do pênis.

A zona onde se produz a cicatriz perde a elasticidade, motivo pelo qual o pênis não se alonga de maneira normal na hora que os corpos cavernosos se enchem na ereção, e, portanto o pênis dobra em direção a esta cicatriz.

Ninguém sabe como começa a formação desta cicatriz. Pequenos traumatismos durante o ato sexual são uma possível explicação para o problema. Esses traumatismos seriam seguidos por uma cicatrização errônea. Isso tudo ocorreria em indivíduos geneticamente predispostos. Fatores imunológicos talvez estejam envolvidos, pois em alguns casos, há associação com fibrose retro peritoneal, fibrose palmar ou plantar (doença de Depuytren). Outras situações podem acompanhar a doença de Peyronie,como a diabete melito, gota, uso de betabloqueadores,esclerose do tímpano, doença de Paget,etc.

Esta cicatriz, em alguns homens, pode ser tateável, se sente como uma ruga ou uma fila de pequenos vultos.

Esta fibrose pode piorar com o passar dos tempos, fazendo que o pênis se curve cada vez mais, agravando os sintomas. Depois de alguns anos, a cicatriz pode deixar de progredir, mas nunca desaparece sem tratamento.

Em geral esta doença é muito variável, em muitos casos seu progresso é lento ou estável, em outros podem ser resolvidos espontaneamente. Em muitos pacientes apenas ocorre sintomas, mas não é necessário nenhum tratamento.

Como saber se tenho Peyronie?

A curvatura do pênis é muito característica e facilmente observada. Outros sintomas que podem ocorres são:

· Estreitamento do Pênis com a ereção;
· Ereção dolorida;
· Problemas com a penetração;
· Dor durante o ato, masturbação ou orgasmo.

Muitas vezes também se pode sentir uma área de pele mais dura, em ocasiões dolorida no corpo do pênis, esta pele mais dura corresponde à placa da fibrose.

Tratamento

Não existe cura definitiva e efeitos drásticos para a doença de Peyronie.

Alguns medicamentos podem ajudar, como por exemplo, a Vitamina E (Sempre recomendada pelo seu urologista, deve-se respeitar as doses para evitar complicações no fígado e outros órgãos).

Também são conhecidas as injeções no pênis (Verapamil), este remédio é injetado na cicatriz, ele ajuda a diminuir a cicatriz e provocar o crescimento do tecido são.

Em casos mais graves, quando a deformação do pênis interfere seriamente na vida sexual, é indicado a cirurgia de Nesbit que consiste na plicatura do corpo cavernoso oposto à placa, retificando o pênis. Algumas técnicas fazem a retirada da placa fibrótica e sua substituição por outro tecido normal. Nos casos de curvatura severa ou ausência de ereção, a única solução é a utilização de próteses penianas.

Mas se depois de toda esta explicação, você está com sérias dúvidas, procure seu urologista, ele é a pessoas mais indicada para te ajudar nesta tarefa.

Um comentário:

  1. Anônimo2/10/2014

    Thanks very nice blog!

    Visiit my web page: viagra

    ResponderExcluir