As mulheres em maior porcentagem têm problemas com a autoestima, quiçá por culpa de nossos julgamentos com o nosso próprio corpo e as comparações com o corpo de outras mulheres.
Tenho por experiência própria, pois já tive problemas sérios de autoestima e chega a ser frustrante a briga com o espelho e as mudanças de humor.
É incrível como a mente nos prega peças, um dia você se sente linda e totalmente definida com sua autoestima e seus ideais e no outro dia acorda se sentindo horrível. Não sei dizer se é problema hormonal ou se é somente nossa cabeça, ou ambos, mas além de frustrante nos deixa totalmente inseguras.
O fato de ligarmos e muito para nosso corpo, estrias, celulites, peito caído, bunda mole, braço flácido ainda temos que ligar para o que a sociedade julga ser um corpo perfeito. Se o homem liga? Todos dizem que não, mas no nosso subconsciente grita uma voz dizendo que eles ligam sim.
Para estas mulheres, que como eu, tem problemas de autoestima, um conselho, realize o exercício abaixo, funciona de verdade e nos traz muita paz interior e segurança com o nosso corpo.
Agora uma coisa, se você não está feliz com o teu corpo, cabelo, pele... Levanta a bunda do sofá e vai mudar esta situação. Porque não importa o corpo que você tenha e sim como você se sente com ele.
O exercício!!!
Com este exercício, podemos destacar nossos pontos fortes e fracos, ambos os pontos físicos e psicológicos, aprendendo a conviver com eles sem medo de ninguém nos julgar, incluindo nós mesmas.
O problema da baixa autoestima pode afetar diferentes dimensões de nossa vida. Se você se sentir como uma pessoa não valiosa o suficiente, poderá começar a sentir dificuldades na sua vida profissional, sentimental e social.
Difícil de acreditar que todo esse peso pode ser retirado com um hábito muito simples e amplamente recomendado. O exercício do espelho. Já falei sobre ele aqui mesmo neste blog, mas sempre é bom repetir em outras palavras pra que você de uma vez por todas o faça.
Lembre-se que a autoestima é uma combinação de ideias e percepções que temos de nós mesmos, que se manifesta na nossa imagem e nossos comportamentos. Quando nos dizem que é importante ter autoestima elevada, é preciso lembrar que não é o caso de ser arrogante ou vaidoso. Manter com alta autoestima é muito importante para a saúde de qualquer aspecto pessoal. É importante ressaltar que os níveis de autoestima nos influenciam até mesmo na criação de nossos filhos e de como as pessoas te enxergam.
Se num primeiro momento, parece um pouco estranho como o exercício se desenvolve, não se preocupe, você certamente não é a única pessoa que se sente assim. No entanto, depois de um tempo, você pode começar a notar uma maior autoconfiança.
Escolha uma hora do dia em que você tenha privacidade para ficar na frente do espelho. Ponha de lado aquela vergonha e não pense no que os outros possam pensar sobre você, de agora em diante é você contra/a favor você mesma, o momento de olhar para você diretamente nos olhos, em silêncio, de forma honesta e sem máscaras. O espelho tem que ser grande para que pegue seu corpo inteiro, a melhor hora para fazer isso é após o banho e nua.
Então começa a repetir frases que todas nós precisamos ouvir.
Procure pontos positivos e negativos em você, para os pontos positivos repita como você acha lindo. Por exemplo: Meus olhos são lindos, minha boca é carnuda, meus dentes são maravilhosos, minha pele é macia....
Para os pontos negativos: Na primeira semana só irá observá-los e anotar o que acha ruim nele. Na segunda semana, vai fazer uma lista do que e como você pode mudar esta situação, na terceira semana vai dar início à transformação e a partir da quarta semana irá começar a olhar os pontos negativos com a mente positiva. Exemplo: Não gosto do meu cabelo, vá ao cabeleireiro e mude, comece a elogiar teu cabelo, o quanto ele está brilhoso, cheiroso, lindo. Não gosto da minha barriga, faça a matrícula numa academia (não recomendo fazer exercícios em casa, é mais fácil de desistir porque ele acaba não se tornando uma prioridade), então meça sua barriga na primeira semana e comece a medir uma vez por semana e elogiar aquele um cm a menos e assim por diante.
Se você está tendo problemas no trabalho, converse com você, dizendo que é capaz, que tem a capacidade de ter sucesso em sua profissão, que os obstáculos são simplesmente oportunidades para mostrar o melhor de você.
Não tenha medo de repetir qualquer frase que você acha que é necessário ouvir, como você é uma pessoa engraçada, uma pessoa de boa aparência e, é claro, não têm qualquer inibição em dizer a si mesmo que você se ama e se valoriza muito.
Quando dizemos que temos que nos amar para amar ao próximo, não é egoísmo, a proporção do teu amor próprio será a proporção e a qualidade de pessoa que você irá atrair para o seu convívio, ou seja, não existe dedo podre ou coisa parecida, existe a baixa autoestima e a desvalorização própria, atraindo coisas e pessoas ruins ao seu entorno.
Tente fazer deste exercício um hábito. Após alguns meses com este exercício, que, diga-se de passagem, realizo diariamente, comecei a tirar fotos do meu corpo, fotos sensuais, nua, com lingerie e enviar ao meu marido, num dia qualquer, num horário qualquer e muitas vezes me deparo olhando minhas fotos e acho lindo tudo, gosto de me ver em poses sensuais e saber que um dia aquilo que hoje vejo lindo, um dia foi o que eu achava feio.
A autoestima não se faz somente com o nosso corpo, importante ressaltar que é uma combinação de corpo, mente e espírito, não adianta nada você ter um corpo desejado e um cérebro de uma ervilha e um caráter repugnante. Ler um bom livro, manter os pensamentos positivos, ser sutil e ter um bom caráter são essenciais ao conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário