27 de janeiro de 2013

Pais, filhos e sexo


Alguns pais acreditam que seus filhos não são seres sexuais, mas o que devemos saber como pais é que evitar a exposição a imagens e mensagens sexuais é praticamente inevitável.


Devemos ajudar a percepção sexual de nossos filhos, mostrando a eles a naturalidade do sexo saudável e positivo. Existem pais que não se beijam, se abraçam ou pegam da mão, pensam que assim estão protegendo suas crianças de todos os temas sexuais e assim a abstenção de todo afeto que os casais devem ter passará de geração. Isso não é saudável, muito menos positivo, as crianças se modelam ao comportamento dos pais e este comportamento de companheirismo e de carinho de casais deve servir de exemplo para um relacionamento futuro. As crianças que são expostas à proximidade de seus pais estarão melhor equipadas emocionalmente a ser expressivas e amorosas com seus parceiros quando elas crescerem.

Toda a mídia, incluindo música, vídeos, filmes e Internet, está inundada de sexo e imagens sexuais. Nós devemos ter o bom senso de escolher programas que nossos filhos poderão assistir, devemos ser cautelosos com relação ao conteúdo antes de expor seu filho a um programa e não na hora que ele está passando fechar seus olhos e mostrar a ele que aquilo é proibido, este comportamento de proibição incita uma vontade absurda da criança, já curiosa, corre atrás daquela informação que lhe foi negada.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ter certeza que seus filhos estão expostos à informação sexual saudável:

Seja a fonte mais importante e principal de informação sexual para seus filhos. Eduque-se sobre todos os fatores sexuais e como deverá encarar seu filho quando este lhe pergunte sobre sexo. Não os proíba de perguntar, não minta, não encubra, porque isso os faz sentir desconfortável e muitos deles não voltarão a lhe perguntar mais nada sobre sexo ou outros fatores perigosos fora de casa.

Incutir nas crianças uma atitude positiva com relação ao sexo. Se você surtar sobre qualquer coisa que é remotamente sexual, isso será negativo.
Entenda que as crianças são sexuais também. Só porque elas são crianças, isso não significa que elas não estão sexualmente equipadas. Seus filhos estão se desenvolvendo sexualmente e têm curiosidade sexual.

Lembre-se que o sexo está em toda parte e você não pode escapar dele, tampouco seus filhos. Se você é o único a explicar as coisas para eles, com certeza você terá maior controle sobre o quê, quando, onde e o quanto eles aprendem.

Quanto mais você dialogar, menos perigo seus filhos irão sofrer diante do mundo, cada minuto de diálogo positivo aumenta o escudo do conhecimento ao redor dele, não haverá desconhecidos, amigos ou mídia capaz de corromper aquilo que lhe foi dado enquanto sua personalidade se desenvolvia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário