O vaginismo é uma condição em que há tensão involuntária da vagina durante as relações sexuais. A tensão é causada por contrações involuntárias dos músculos do assoalho pélvico em torno da vagina. A mulher não controla diretamente a "vontade" do aperto vaginal, ou seja, é uma resposta involuntária pélvica.
Em alguns casos o vaginismo pode começar a causar queimaduras, dor ou ardor durante a relação sexual. Em outros casos, a penetração pode ser difícil ou mesmo impossível.
O vaginismo é a principal causa de relacionamentos não consumados. A tensão pode ser tão restritiva que a abertura da vagina se fecha completamente onde o homem é incapaz de inserir seu pênis. A dor de vaginismo termina quando a tentativa sexual para, e, geralmente, a relação deve ser suspensa devido à dor ou desconforto.
Vaginismo involuntário Tensão - No diagrama à esquerda, os efeitos do vaginismo são ilustradas com o aperto dos músculos do assoalho pélvico e a tensão resultante da vagina. À direita, o assoalho pélvico é descontraído e as relações sexuais são possíveis sem dor.
Tipos de vaginismo
Quando uma mulher nunca, em qualquer momento há sido capaz de ter relações sexuais sem dor devido a esse espasmo muscular sua condição é conhecida como vaginismo primário.
Algumas mulheres com vaginismo primário são incapazes de usar absorventes internos e / ou completar os exames pélvicos. Muitos casais não conseguem consumar seu relacionamento devido ao vaginismo primário.
O vaginismo pode também desenvolver mais tarde na vida, mesmo depois de muitos anos de uma relação prazerosa. Este tipo de condição, conhecido como vaginismo secundário, é geralmente precipitado por uma condição médica, o evento traumático, parto, cirurgia, ou, mudança de vida (menopausa).
Você Sabia?
O vaginismo é uma causa comum de dor sexual em curso e é também a principal causa de mulheres assexuadas, a dor sexual pode afetar as mulheres em todas as etapas da vida, mesmo as mulheres que têm anos de sexo confortável. Embora temporariamente enfrentando desconforto durante a relação sexual não é incomum, os problemas em curso deve ser diagnosticada e tratada.
Exemplos de Vaginismo - Na condição de vaginismo, como o homem se aproxima da mulher, o seu grupo do músculo PC (escura sombreada) involuntariamente aperta a entrada vaginal, tornando a relação sexual dolorosa ou impossível a penetração, se esta ocorre pode ser bem sucedida, mas pode resultar em queima, desconforto e dor.
O vaginismo é tratável
O vaginismo é tratável e tem uma recuperação total, não requer medicamentos, cirurgia, nem qualquer outra técnica invasiva.
Referências
1. vaginismo. ª). ( Dictionary.com Unabridged (v 1.1). Retirado 19 fev 2007 a partir do site Dictionary.com: http://dictionary.reference.com/browse/Vaginismus
Nenhum comentário:
Postar um comentário