Já ouviu falar de vaginose bacteriana? E de infecções fúngicas? Você sabe o que é corrimento vaginal normal?
Muitas mulheres que tenham ouvido falar de infecções fúngicas, não estão bem informadas sobre a vaginose bacteriana. Infecções vaginais afetam todas as mulheres. A maioria já teve um infecção por fungos pelo menos uma vez na vida. Infecções vaginais são as principais razões para as visitas ao ginecologista.
Quais são as secreções normais?
A maioria das adolescentes notam manchas amarelas ou brancas na calcinha depois de entrar na puberdade. Este é um fluido normal que ajuda a limpar e umedecer a vagina, isto é completamente saudável e normal se é:
Branco;
Turvo
Inodoro ou com um cheiro levemente salgado
Ou se é parecido com um aclara de ovo chegando perto do período menstrual.
Estas secreções, embora sejam normais são incômodas, por isso as meninas podem usar panos higiênicos ou absorventes diários.
Para manter suas secreções vaginais sob controle, não se esqueça de usar roupas íntimas de algodão (que absorve a umidade e permite que o ar circule). Banho diário e não se esqueça de lavar a parte externa da área vaginal todos os dias com sabonete líquido neutro, em seguida, enxaguar e secar. Não use absorventes com perfume os sprays na área da vagina.
As mudanças do corrimento podem ser um sinal de que você tem uma infecção por fungos.
O que é uma infecção vaginal?
O termo médico para infecções vaginais é "vaginite." As três causas mais comuns de infecções vaginais são infecções fúngicas, a vaginose bacteriana e tricomoníase. Também pode causar corrimento vaginal, se você tem uma infecção no colo do útero com clamídia ou gonorréia. Existem outras causas de infecções vaginais que são menos comuns. Cada tipo de vaginite é causada por um tipo diferente de germe ou organismo e, por conseguinte, deve ser tratado de maneira diferente.
Quais são os sinais e sintomas de uma infecção vaginal?
Se você tem uma infecção vaginal, você pode ter a qualquer um dos seguintes:
Odor vaginal
Prurido vaginal
Queima Vaginal
Dor ou irritação ao urinar ou ter relações sexuais
Secreção diferencial do normal
No entanto, algumas mulheres podem não apresentar sintomas. Algumas mulheres não podem nem mesmo perceber se estes sintomas não são muito graves. O profissional de saúde pode notar sinais de uma infecção vaginal como corrimento ou odor, durante um exame ginecológico e enviando o fluido vaginal para análises. É importante não se automedicar e visitar o ginecologista, somente ele poderá detectar quaisquer problemas de saúde.
O que devo fazer se eu acho que tenho uma infecção vaginal?
Se você tiver qualquer um dos sintomas de infecção vaginal, pare de ter relações sexuais e visite seu médico imediatamente. Cada tipo de infecção vaginal tem sintomas diferentes. Mesmo se você acha que sabe o tipo de infecção vaginal que você tem, tenha em mente que é fácil confundir os sintomas, como às vezes os sintomas externos de infecções vaginais (que você pode observar) se parecem muito. Por vezes, pode ter mais do que um tipo de infecção vaginal ao mesmo tempo.
Posso aplicar duchas vaginais se estou com uma infecção?
Nunca aplique uma ducha vaginal!!! Ducha pode causar infecções, alterando o equilíbrio normal de organismos na vagina. Se você já tem uma infecção, a ducha também pode fazer a infecção piorar, se estender ou ocultar os sintomas de infecção vaginal tornando-se difícil de diagnosticar. Outras coisas que podem causar uma infecção vaginal são absorventes perfumados, sprays desodorantes e sabonetes agressivos.
Como meu médico irá identificar a minha infecção?
Seu médico irá usar um cotonete para tirar uma amostra de seu corrimento vaginal sob um microscópio para exame e ensaio com papel de pH. Isto pode requerer apenas um exame externo em amostras ou um exame vaginal com um espéculo. Pergunte ao seu médico quais destes testes é o mais adequado no seu caso para descobrir se você tem uma infecção vaginal. Os testes são muito simples e rápido.
Quando meu médico faz uma Papanicolau ele pode identificar uma infecção?
Se os sintomas externos, tais como descarga ou odor, são bastante óbvias, seu médico irá fazer alguns testes para ver se você tem uma infecção vaginal. Você tem que ter a certeza de dizer ao seu médico se você está tendo sintomas. Um teste de Papanicolau é feito para ver se há alterações nas células do colo do útero que podem levar ao câncer de colo do útero. Às vezes, os sinais de vaginite são vistos através de um Papanicolau.
O que posso fazer para evitar uma infecção por fungos?
A melhor maneira de prevenir uma infecção por fungos é seguir as boas práticas de higiene feminina. Infecções vaginais podem ocorrer mais de uma vez. Você deve sempre seguir as seguintes recomendações:
Mantenha sua área vaginal limpa e seca.
Não faça duchas vaginais. As duchas podem espalhar uma infecção já presente ao útero e trompas de Falópio.
Não use sabonetes perfumados, banhos de espuma, absorventes perfumados, sprays ou desodorantes vaginais.
Não use papel higiênico perfumado, espermicidas ou sabões ásperos.
Não use roupas apertadas ou molhadas.
Use calcinha de algodão. Evite nylon e lycra. O algodão ajuda a absorver a umidade e permite que o ar circule. Nunca usar nylons ("meia-calça") sem o uso de roupas íntimas de algodão por baixo.
Siga as práticas sexuais mais seguras. Você não deve ter relações sexuais com uma pessoa que tem uma doença sexualmente transmissível. Aconteça o que acontecer, você deve sempre usar preservativos de látex (ou poliuretano) para diminuir suas chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Mantenha o seu nível de estresse baixo.
Se você estiver usando diafragmas, capuz cervical ou aplicadores medicinais, você tem que ter certeza que você limpe-os com água morna e sabão e seque-as bem.
Outras causas de infecções vaginais
Essas causas podem incluir doenças sexualmente transmissíveis (DST), um absorvente interno que foi deixado por muito tempo ou esquecido, problema congênito da vagina ou do útero, uma alergia ou irritação:
Os espermicidas
Produtos de higiene Vaginal
Detergentes
Amaciantes de roupas
Estes produtos podem causar irritação na vagina, mas isto também pode ser determinado com os exames do seu ginecologista. Se há algo diferente, o seu médico deve decidir sobre o tratamento com base na causa.
O mais importante aqui é a cultura de ir ao ginecologista a cada 6 meses ou sempre que sentir que há algo errado. Também sempre se comunicar com o seu parceiro, já que na maioria das infecções ele também deverá tomar remédios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário