18 de maio de 2011

Sogra, uma relação difícil!



As relações entre sogra e nora, na maioria das vezes são difíceis, mesmo porque ambas amam o mesmo homem. Embora os sentimentos sejam diferentes uma coisa é comum: Ambas querem o poder sobre ele e também sua atenção.

Primeiro há que ter uma aceitação que você não é a única com este problema. As mulheres se preocupam por ser boas esposas e mães, mas não se preparam para ser sogras e ver seu filho formar uma família com outra mulher.

Há muitos prejuízos em relação a este vínculo e ambas, sogra e nora, enfrentam este problema com medo. A nora e a sogra fazem parte da mesma família e os filhos e netos, respectivamente, necessitam de pais e avós que se respeitem.

Quase sempre as personalidades se colidem, as idéias são diferentes ou difíceis de conciliar. Quando surge esta situação, é fundamental sentar e conversar com seu parceiro, ele é que deve separar águas e conter as diferenças.

Separamos alguns conselhos que podem ser úteis no seu dia-a-dia:

Evite competir: Não brigue por um objetivo, respire e decida de quem é a decisão;

Ponha limites: Aprenda a dizer não ao que está te incomodando. Com respeito e humor, mas deixando claro o que você deseja.

Evite enfrentamentos: Se a sogra se queixa da limpeza ou a criação dos teus filhos, não responda, tome a ofensa com humor e se ela não tem razão, você não tem porque se incomodar ou magoar. Se você não age com naturalidade, ela saberá qual será o seu calo e não te deixará em paz.

Não tenha medo: Seu parceiro tem que resolver a situação que saia de suas mãos. Se ela se queixa que ele não liga para ela, deixe-o responder.

Há sogras que para colaborar, não deixam espaço. Deixe que ela ajude! Há noras que se incomodam que as sogras cozinhem ou lavem, aproveite esta ajuda, mas cuidado! Preste atenção com o preço que você poderá pagar. Deixe claro que a ajuda não a habilita a criticar ou impor uma ordem.

Não é fácil o equilíbrio, mas podemos amenizar qualquer relacionamento difícil com respeito e firmeza, sem enojos ou gritos.

Outro aspecto importante é ter bem claro se nos atos há maldade ou simplesmente desejo de ajudar ou chamar a atenção. Você deve estar atenta e pronta para uma defesa de bom humor ou atuar com muita paciência e afeto.

Muitas mães não conseguem aceitar que seu filho cresceu e que há outra mulher que comparte a vida do seu filho, outras custam aceitar que a nora não é o que seu filho merece ou o que ela havia sonhado para ele, outras não estão de acordo com a criação dos netos ou a profissão das noras. Mas não brigue ou compita, lembre-se que seu parceiro ama a ambas, então não caia no erro de pedir que ele decida entre as duas.

A nora e a sogra devem aceitar-se já que uma não escolheu a outra e amam a mesma pessoa.

E o mais importante, não esqueça que um dia você também será sogra!

Um comentário:

  1. Adorei o post, pois esse é um assunto muito delicado e extremamente comum.
    Os três últimos parágrafos resumiram tudo!
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir